terça-feira, 10 de julho de 2012

ATV - 4.3 Relato de Uso de Mídias na Educação


Na creche da rede municipal que estou atualmente nunca usei com as crianças recursos tecnológicos avançados, quando digo com as crianças, quero dizer que elas nunca trabalharam diretamente com esses recursos, porque na escola não tem uma sala de informática, apenas existe um notebook para uso dos profissionais, as crianças não tem acesso a esta tecnologia. Mas fiz alguns trabalhas que usaram as tecnologias lá existentes, ou seja, televisão, DVD, xerox, o notebook com internet que assim consegui baixar alguns filmes educativos e gravei em DVD para que todos pudessem apreciar e a máquina fotográfica digital que tirei fotos das crianças para que depois elas pudessem interferir na própria imagem já xerocada. Este último recurso conseguimos comprar com um dinheiro que arrecadamos de um brechó que realizamos na creche.

Quando comparo a minha experiência com as experiências citadas pelo Sílvio P. Costa em seu texto: MÍDIA – EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR, vejo que neste momento profissional me enquadro na situação citada por ele, quando diz que existem escolas sem computadores e poucos recursos são oferecidos. Talvez existam outras alternativas para trabalhar com as crianças da minha creche com os recursos que lá existem e que até agora eu não fiz como: gravar elas cantando suas músicas preferidas para depois ouvir, ou filmar com a câmera digital algum momento para em seguida elas se verem na televisão. Acredito que Sílvio Costa talvez me desse essas sugestões de trabalho, já que não tenho laboratório e trabalho com um público tão pequeno (2 e 3 anos), para focar melhor com eles as questões relacionadas a socialização, expressão oral, discriminação visual e auditiva, dentre outras coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário