sexta-feira, 8 de junho de 2012


Atividade: Recursos Tecnológicos
Cursista: Patricia de Castro

Nossa Creche é amiga do manguezal e você?
Objetivo:
Aproximar a criança da visão real do ecossistema do mangue, vivenciando a importância do manguezal como berçário natural.
Público:
Alunos do Maternal 2 e 3
 Área do Conhecimento
Ciência e Natureza
Justificativa
Dar a oportunidade para que as crianças descubram as espécies animais existentes no mangue, pois é reconhecida a importância dos manguezais como berçário natural e como pode ocorrer a preservação desse ambiente para que não ocorra sua extinção.
Competências Desenvolvidas
*Compreender a importância da preservação da natureza na produção de qualidade de vida do homem.
*Observar e registrar semelhanças e diferenças entre os ambientes do mangue e fora dele.
*Perceber as características dos animais existentes no mangue.
*Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos.
*Reconhecer e valorizar atitudes e comportamentos favoráveis a preservação do mangue.
Metodologias
Trabalhar por partes:
*Como é o solo do manguezal?
Terra molhada, textura, cor. Trabalhar com a argila.
*Quais os animais que vivem no mangue?
Pesquisar imagens e ver vídeos na internet, colagem de figuras sobre os animais do manguezal. Se possível pegar em diferentes animais para perceber a textura do corpo desses seres (garça – pena; peixe – escama; caranguejo – carapaça).
*Plantação do manguezal
Trabalhar as partes da planta, plantar mudas de mangue, criação de paineis
Expor a importância das plantas e os animais que vivem nas árvores.
*Onde fica o mangue?
Ver o rio (imagens de sites e visitar o rio Capibaribe e a população ribeirinha)
Ver o mar (imagens da internet e real)
Como é a água do mar?
Como é a água do rio?
Expor sobre a poluição que o homem faz no meio ambiente.
*Visitar o manguezal do Espaço Ciência.
 Recursos Didáticos:
Livros paradidáticos, papel, lápis de cor, tinta, pincel, computador com internet, revistas,  gravuras, argila, barro, músicas, aula passeio, filmadora, DVD.

Avaliação

Observar se o aluno (a) participa, interage, mantém-se envolvido no trabalho, contribui com seu saber e expressa ter compreendido os conteúdos. Registrar todas essas possibilidades para acompanhar seu desenvolvimento.

Produtos Finais:

Painel retratando o mangue e uma filmagem da aula passeio ao manguezal para a edição de um DVD.

Bibliografia:
*Vídeos e pesquisas da internet
*Mangue do Espaço Ciência, Livros: Pata aqui, pata acolá / Edmilson Menezes; O Siri Patola / Rigina Yolanda; A Turma do Mangue / Emerson Fialho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário