sexta-feira, 8 de junho de 2012


Atividade Sobre o Vídeo de Alejandra Bertolaccini

 1- Quais os elementos presentes no hipertexto que não eram encontrados no texto?
O hipertexto nos possibilita navegar por vários textos ao mesmo tempo, temos a opção de ir e vir dentro de uma mesma pesquisa, o texto não se apresenta de forma linear e nos permite ir por vários caminhos.
Enquanto que num texto comum seguimos uma leitura sequenciada, com início, meio e fim. Não temos esse leque de possibilidades que o hipertexto nos proporciona.

 2- Em que tais elementos mudam os processos de leitura e de escrita?
Há muito se fala que ler é viajar no tempo, hoje mais do que nunca esse ditado é uma realidade, pois temos na era da tecnologia, o hipertexto, que nos mostra outra forma de organização da leitura, cheio de informações adicionais que o texto linear não apresenta. Apesar dos livros terem uma organização eles não permitem que tenhamos a rapidez e a variável de informações que o hipertexto nos proporciona.
No hipertexto a leitura terá o estilo de quem a faz, cada um terá seu modo único de pensar a pesquisa, ele permite uma dinamicidade, abre novos horizontes na leitura interferindo também no modo de escrita das pessoas.
Porém observamos que muitos sites são confusos e mal elaborados e ao invés de ajudarem atrapalham o usuário em sua busca. É importante que o site apresente uma certa organização, os autores tem que pensar em quem não tem tanta habilidade em navegar, e em quem visita o site pela primeira vez. Não falo em páginas simplórias e sem atrativos, mas em sites que a leitura seja prazerosa e criativa.

3- Como essas mudanças afetam o modo de ensinarmos e aprendermos?
Dinamicidade é a palavra para definir a pergunta. O hipertexto nos mostra que as informações chegam interligadas e com muito dinamismo, e o professor tem que acompanhar tudo isso. Não é tarefa fácil! Temos que ensinar, ao mesmo tempo que aprendemos, pois a maioria dos professores não estão acostumados a usar o computador. Ainda estamos na era da inclusão digital, a educação caminha, nessa área, a passos lentos, embora as cobranças relacionadas as competências em trabalhar com a máquina sejam grandes, assim também como as exigências em técnicas contemporâneas na educação, os professores ainda não estão aptos para lidar com as novas tecnologias. Muitas vezes aprende a usar a máquina informalmente por si só e talvez não use de forma adequada, aproveitando todos os recursos que ela pode oferecer para facilitar a sua prática.

O trecho a seguir foi retirado de um site que fala sobre intertextualidade e educação.

Lina Morgado (1998), em um estudo intitulado "O lugar do hipertexto na aprendizagem: alguns princípios para a sua concepção", cuja abordagem tem como suporte teórico teorias psicológicas da aprendizagem, faz algumas considerações interessantes sobre as vantagens da aprendizagem através dos sistemas de hipertexto contrapondo-as à possibilidade, segundo alguns, de estarmos diante de mais um meio de acesso à informação, entre muitos.
Verifica, entre os autores que abordam o tema, duas vertentes: autores que o definem como um sistema de aprendizagem em que algum tipo de aprendizagem ocorre da utilização de um sistema de informação e autores que o definem como sistema de ensino, ligado a contextos formais e tarefas orientadas para objetivos.
Encontra, ainda, diferentes perspectivas: aprendizagem por descoberta em que, em uma rede de conhecimentos interligados, o usuário aprenderá explorando e descobrindo no espaço de informações, de modo incidental e pela experiência pessoal; aprendizagem associativa em que o usuário, informalmente, e por fatores motivacionais, realiza algum tipo de aprendizagem; aprendizagem implícita em oposição à aprendizagem explícita.
Há, porém, um certo consenso no sentido de que o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.
Alguns autores adiantam que "instrumentos e características do hipertexto devem ser conseguidos explicitamente para apoiar e facilitar à aprendizagem de per si" (Mayes et al. 1990, pág. 122, citado por Morgado, 1998).
retirado do site: http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário